Site pollyana

Criar uma Loja Virtual Grátis

na escola

na escola

   
na escola
 
 

  Aluna nota 10: sim, você pode!
Aproveite que você está descansada e cheia de energia pós-férias e adote a partir de já uma rotina de estudos que vai garantir notas boas o ano inteiro, sem que você precise abrir mão de todas as coisas que gosta de fazer.

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa 

 
    

Aproveite bem a aula. 
Pensa: se você entender direitinho tudo o que o professor disser durante a aula, nem vai precisar estudar tanto quando chegarem as provas. Para isso, é importante prestar atenção de verdade, em vez de ouvir música, conversar com as colegas ou sonhar acordada com o gatinho do Justin Bieber! Também é bom evitar faltar ou chegar atrasada, para não perder o fio da meada e, depois, ficar em dúvida sobre o conteúdo passado. Se isso acontecer, peça para as suas amigas lhe emprestarem o caderno e converse com o professor ao final da aula para tirar as dúvidas que surgirem.


Estude em casa, mesmo quando não há prova. 
Não é maluquice, essa é a maneira mais eficiente de fixar os conhecimentos aprendidos em sala e descobrir em quais assuntos ainda está com dúvida (para depois perguntar ao professor). Então, todo o tempo investido nessas revisões (que devem ser feitas, no mínimo, a cada semana e, de preferência, todo dia), será poupado na véspera da prova. A diferença será maior ainda na hora de estudar para os exames finais: como você terá entendido o conteúdo durante todo o ano, e não apenas decorado na última semana, vai tirar de letra ("A", de preferência)!


Faça as tarefas logo de uma vez. 
Para se acostumar a estudar um pouquinho todos os dias, você vai ter de fazer um esforço inicial, isso é verdade. Mas, com o tempo, aquilo vai virar um hábito e você nem vai sentir. Para facilitar a vida, faça as suas tarefas e as obrigações da escola assim que chegar em casa e deixe o tempo que sobrar para se divertir sem peso na consciência com as amigas, bater papo na internet ou curtir com a família.

 


Organize o seu caderno.
 
É incrível a quantidade de canetas coloridas que você pode usar para deixar o seu caderno mais bonito. Mas apenas enfeitá-lo não basta. É preciso que ele seja limpo e organizado para você encontrar rapidinho o que precisa quando estiver estudando sozinha. Para isso, vale colocar títulos em cada assunto, pular linhas e até anotar o conteúdo com cores diferentes. Mas cuidado com o excesso de intervenções e desenhos, que podem distrair ou confundir.


Vença o medo de falar em público. 
A ideia de ter de apresentar trabalho pra classe inteira já faz você suar frio? Pois saiba que, para vencer esse medo, a dica é estudar bastante. Afinal, se estiver se sentindo 100% segura do que vai dizer, ficará mais à vontade. Outra dica: para não ficar com vergonha na hora de falar, olhe para a parede do fundo da sala e não diretamente no rosto dos colegas enquanto estiver apresentando. Assim, uma ou outra reação dos engraçadinhos de plantão não vai chegar a atrapalhá-la.


Escolha bem os colegas de trabalho. 
Não adianta nada se empenhar para entregar seus trabalhos no prazo e se dedicar para fazer o melhor se os seus colegas não se importarem com a parte deles, certo? Por isso, vale pensar bem na hora de escolher quem vai entrar no seu grupo. Se as suas amigas são superdivertidas, mas não levam nada muito a sério na escola, é melhor combinar, na boa, que vão fazer os trabalhos separadas. Daí, você fica à vontade para procurar um pessoal que goste de fazer tudo benfeito como você e evita brigar com suas amigas por causa disso.

 

 

Conte com outras estratégias para se programar. 
Se você é o tipo de garota que se distrai com facilidade, também pode descolar um calendário daqueles grandões para pendurar na parede do quarto (em um lugar bem visível), anotando as datas dos seus compromissos com a escola usando um círculo vermelho. Então, um tempo antes, marque o dia em que deve começar a estudar com outra cor. Pode ter certeza de que, com esse método, não vai esquecer de jeito nenhum o que precisa ser feito!


Use uma agenda para se lembrar dos prazos. 
Nela, você deve anotar as datas de entrega de todas as lições e trabalhos e também os dias das provas. Mas também é preciso acostumar-se a ler a sua agenda todos os dias, para poder programar os seus compromissos. Além disso, quando o professor passa uma atividade, o ideal é anotar tudo o que ele fala sobre ela, tim-tim por tim-tim. É legal também você planejar o tempo necessário e o que vai precisar para fazer aquele trabalho. Aí, você deixa um lembrete um tempinho antes (uma semana, no mínimo!), para saber que já está na hora de começar a pensar na tarefa. Assim, terá condições de se preparar e fazer tudo com calma.

 

QUEM DEU AS DICAS: Sônia Maria Marcondes Licursi, orientadora educacional do colégio Rio Branco, e Nilza Popic, orientadora educacional da rede Anglo.

E VOCÊ, tem alguma história que gostaria de ver aqui? Alguma dica para se dar bem na escola? Então escreve pra gente! atrevidinha@escala.com.br Alguma dica para se dar bem na escola? Então escreve